quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O homem de Deus

Em 1Tm6:11, o apóstolo Paulo usa a expressão – “HOMEM DE DEUS” - dirigindo-se a um jovem chamado Timóteo. Timóteo talvez estivesse passando por muitas pressões e possivelmente era um jovem com muitas fragilidades, mas certamente elas não podiam impedir que ele fosse esse Homem de Deus. Paulo via a Timóteo como um Homem de Deus, um Radical Livre.

Muitas vezes entre nós gostamos de nos referirmos aos irmãos com essa expressão, sem no entanto compreende-la plenamente; mas são estes, os jovens HOMENS DE DEUS, que poderão trazer o mover de Deus na nossa geração, estabelecendo assim, a vontade de Deus na terra.

Nós temos um encargo da parte de Deus para trabalhar com os jovens e isso não tem nada a ver com ocupar os sábados a noite com reuniões e eventos agitados, a fim de impedir que jovens sem propósito na vida, voltem-se para o mundo. Definitivamente não fomos chamados para sermos apresentadores de um programa do tipo “NAMORO NA IGREJA” aos sábados a noite e muito menos do tipo “EMBALOS GOSPEL DE SÁBADO A NOITE”.
Não estamos atrás de agitação e sim de edificação, como Paulo diz aos coríntios (2Co11:2) queremos prometer a Deus a igreja, como noiva, sem ruga e sem mácula, a um único noivo, o nosso Senhor Jesus. E temos a consciência que igreja não se edifica com crianças na fé, mas com jovens que são HOMENS DE DEUS, Radicais Livres.

O nosso encargo ao vir trabalhar com os jovens é de levantar a próxima e talvez a última geração de Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres da era dos homens caídos e sem Deus no mundo. Honestamente, nós cremos, e temos todos os motivos e evidências, para crer que essa seja, possivelmente, a última geração antes da volta do Senhor.

Fomos chamados para levantar e cooperar para a formação dos jovens Radicais Livres, dos HOMENS DE DEUS, dessa geração do avivamento, que há de preparar o caminho do Senhor. Os “Joãos Batistas” que não vivem uma forma exterior de expressão espiritual, mas que são cheios de realidade no espírito e que manifestarão a glória de Deus aos homens dessa geração promíscua e pervertida; jovens santos, completamente separados para Ele, que conhecem a Deus em intimidade e realidade, não são inimigos da cruz de Cristo, antes a conhecem por revelação sabendo que nela está a vitória, jovens que aprenderam a tocar o Senhor em adoração, sensíveis a Ele, obedientes aos pais e os servindo em honra, vivendo em relacionamentos emocionais separados da fornicação do namoro e optando pela “CORTE”, jovens que não estão ociosos, antes trabalham e concluem seus estudos até a universidade, como testemunho aos pais, se tornando modelos para os mais novos e sendo sal naquele lugar, são fiéis, servindo ao Senhor como líderes na igreja, possuindo sólido fundamento na palavra e não se deixando ser levados por toda sorte de doutrinas judaizantes, que varrem as igrejas no nosso pais ensinando forma exteriores de adoração, exigindo que se guardem dias de sábado e a volta para Jerusalém esquecendo que o verdadeiro Israel de Deus é a igreja, (para esses, exorta-nos o apóstolo Paulo: “Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo” Cls2:16-17 NVI), jovens que conheçam o Senhor da palavra, jovens que são verdadeiros HOMENS DE DEUS.

Mas em fim quem é esse jovem homem de Deus? quantos são? Como devem ser? O que devem fazer? Você se julga ser?. Na carta a Timóteo obtemos essas respostas.
Paulo escreve a Timóteo como deve ser o caráter de um homem de Deus para que ele pudesse vencer – IITm2:2-6,15. Todos que querem ser homens de Deus devem ver e buscar tal caráter.

Caráter é o que somos quando estamos sozinhos. Os dons atraem os homens, mas o caráter atrai a Deus e estabelece quem somos no mundo espiritual. Deus trabalhará em nós para produzir um caráter aprovado e útil através de várias situações, lutas e guerras que travamos no nosso viver diário (rios, ventos e chuvas) – 1Co3:10-15, Mt7:24-27

Se formos para Deus, Ele trabalhará em nós e nos dará um caráter aprovado. O caráter move a Deus. Não temamos o enfraquecer, pois Deus tudo fará.
Para explicar, Paulo lança mão de Exemplos e nós queremos ver cada um deles (IITm2:2-6,15).

O primeiro que vemos é que esse homem de Deus deve ser um MESTRE FIEL, transmitindo com fidelidade e precisão o que recebeu (nem mais, nem menos), isso é simplicidade. Mas para sermos tal mestres duas coisas são essenciais: alimentar-nos com a palavra –Itm4:6 e seguir de perto os ensinamentos apostólicos, a prática da palavra – IITm3:10.

O Transmitir a homens fiéis fala de termos um zelo para com todos e negarmos a vida da alma, abandonando toda auto capacidade, as experiências antigas e o não querer aprender com outros (quem não pode aprender, não está apto para ensinar – enquanto estamos verdes podemos amadurecer, mas quando achamos que já estamos maduros, estamos prestes a apodrecer e cair). Quando somos cheios de nós, analisamos e ensinamos de acordo com nossos conceitos (errados), por isso, o homem de Deus deve abandonar opiniões e preferências pessoais, a fim de ensinar com imparcialidade.

Esse homem de Deus que ensina deve antes saber ouvir atentamente, ouvir a Deus no espírito, saber ouvir os irmãos, ouvir em oração – sem prevenção ou parcialidade; precisa ainda ser preciso no que transmite não sendo “evangelástico”, transformando sua igreja de 3.000 membros em quase 5.000, são sim, sim e não, não; e por fim, deve aprender a gastar muito tempo com a palavra (Watchman Nee lia o N. T. todas as semanas – você já leu a bíblia toda ao menos uma vez?)

O homem de Deus não é aquele que está passando conhecimento em uma sala de discipulado, antes, é aquele que tem o encargo e a consciência de que carrega dentro de si tesouros em Deus e foi chamado para transferir seu “DNA” espiritual à aqueles que o Senhor tem colocado ao seu lado.

O homem de Deus em segundo lugar é um BOM SOLDADO – IITm2:3, possui um caráter treinado, sabe o que é obediência e sobrevivência em qualquer situação, está apto para as duras provas. Para se tornar bom soldado, precisamos disposição para sofrer o “treinamento”, Paulo estava sofrendo e desafiou Timóteo a sofrer com ele.
A vida cristã não é um mar de rosas, nem tanto um mar de sofrimentos, somente quando é preciso – 1Pe1:6, e nos sofrimentos temos comunhão com o Senhor – Rm8:17, Fl 3:10. Paulo não procurava o sofrimento, mas se alegrava quando vinha, pois sabia dos resultados. Para sermos bons soldados, precisamos nos armar com a disposição mental para o sofrimento e então não desfaleceremos quando ele vier – IPe4:1.

Vimos que o homem de Deus não se envolve em negócios dessa vida – 1Tm2:4, esta tempo integral, mesmo que esteja trabalhando fora, está pronto a todo tempo, está desprendido de tudo – 1Co7:29-32 e não possui o coração sobrecarregado com as coisas dessa vida – Lc21:34. É como diz Paulo, está vivendo como se não vivesse, comprando como se nada possuísse... É possível estar trabalhando secularmente e servindo ao Senhor cheio do Espírito.

O motivo do viver desse jovem Homem de Deus é satisfazer aquele que o arregimentou – 2Tm2:4. Não vamos a guerra por prazer, mas por convocação; o responder satisfaz ao que o arregimentou, uns todavia, preferem satisfazer ao namorado, aos amigos, pais e irmãos ou a si mesmo. O homem de Deus, porém, vive para satisfazer ao seu Senhor – nisso está o seu galardão.

Vivemos a geração do evangelho voltado para satisfazer ao homem – “venha para Jesus!!! E fique rico, e isso e mais isso e mais isso, tudo para você, você e você”, nada de errada, mas nós porem fomos chamados para pregar o evangelho genuíno da cruz, que coloca o satisfazer ao Senhor que nos arregimentou antes de nós mesmos –

“Busque o reino de Deus em primeiro lugar e todas as outras coisas te serão acrescentadas...”.

Esse homem de Deus combate o bom combate – 1Tm6:12a, combate heresias, luta pelas verdades da palavra sem no entanto contender teologia – 2Tm2:24,25, conhece autoridade e submissão, pois não há bom soldado que não se submeta aos superiores; os Homem de Deus submete-se ao Senhor e aos irmãos, pois ele sabe que não há autoridade delegada, sem antes submissão praticada; ele é vigilante, vigia no espírito, por isso estará apto a ser arrebatado – Lc12:37-43.

Temos um caráter terrível – precisamos ir a Deus para sermos mudados.
Um terceiro aspecto do homem de Deus é que ele é um atleta vencedor (2Tm2:5) e isso nos fala de dedicação e treinamento, ele tem o seu caráter desenvolvido, treinado e exercitado.

Ele é treinado no falar da parte de Deus, não por causa da sua eloqüência, mas por que foi exercitado em Deus. O homem de Deus precisa exercitar e ser treinado no seu espírito. É aquele que segunda a palavra de Deus “tem as suas faculdades espirituais exercitadas para discernir não somente o bem mas também o mal”.
Sabemos que há dois tipos do exercitar (1Tm4:7-8), um físico e um espiritual, na piedade; o físico é bom, mas para pouco aproveita diz a bíblia, não significando porém que deveríamos nos relaxar nisso. Penso que o homem de Deus não deveria permitir ao seu corpo físico o relaxo e a indisciplina, porém, o negligenciar o exercitar da piedade é inadmissível.

Nós estabelecemos em Goiânia uma vez a cada dois meses uma reunião radical com 12 horas ininterruptas de duração, onde fazemos a leitura pública da palavra por uma hora, oramos por mais uma hora e adoramos pela terceira hora, e assim giramos até completar as 12 horas de avivamento; estamos ensinando o exercitar da piedade no espírito através da palavra, da oração, adoração e do jejum. Estamos trabalhando para formar vencedores, jovens que sejam HOMENS DE DEUS.

Como Paulo estamos correndo para ganhar o prêmio, alcançar a coroa (Fl3:13,14 e 1Co9:25-27), por isso temos a consciência da necessidade do domínio próprio de um atleta, que domina o corpo, tem dieta espiritual sadia, treinamento e descanso apropriado, porém nunca perdendo a visão do prêmio.
Corremos conforme as regras da palavra de Deus, porém temos a consciência que a nossa corrida é de “revezamento 4x100”, é em equipe, sabemos que não venceremos só, fomos chamados como um corpo (2Tm4:6-8).

Em 2Tm2:6, o homem de Deus é um “Lavrador que Trabalha” e como tal possui incansável dedicação no trabalho a terra, diligência e perseverança, esse é o quarto aspécto. São lavradores que trabalham a palavra, não sendo rasos no ensinar, mas aprenderam a escavar em Deus afim de serem achados aptos para servir comida sólida e não apenas leite.

Como lavrador, o homem de Deus é paciente e sabe esperar o tempo para a planta (o novo irmão) crescer, tem consciência de que isso não é automático. Todo lavrador é generoso no ofertar (2Co9:6,7), pois ele sabe que quem muito semeia, muito colherá. Está sempre atento, sabe que cada instante é perigoso: a chuva, o calor excessivo, a praga, tudo pode levar a colheita a se perder, por isso é necessário ao lavrador trabalhar dia e noite.

Nós somos a lavoura de Deus e como seus lavradores somos chamados a diligencia (Rm12:11). Servimos a Deus com zelo e fervor, vencemos a preguiça e a indolência (Pv26:13-15).Precisamos rejeitar nosso caráter preguiçoso para sermos lavradores que trabalham com zelo e diligência.
E por fim chegamos ao quinto e último aspecto do que deve ser o caráter de um jovem homem de Deus.

Ele deve ser um obreiro que não tem do que ser envergonhar (2Tm2:15)
Sua vida, seu casamento, escola, trabalho, dívidas e compromissos são irrepreensíveis, não há nada que o faça se envergonhar, seu testemunho natural é também positivo.

Paulo diz também que esse homem de Deus deve manejar bem a palavra da verdade, seu falar deve ser totalmente baseado na pura e reta palavra de Deus e não nas suas próprias interpretações ou em tradições humanas, a bíblia explica a bíblia. Ele evita conversas inúteis e profanas (2Tm2:16,17) que como câncer gradativamente se espalha para destruir o corpo.

Timóteo foi chamado de servo e apóstolo. O homem de Deus não é simplesmente um irmão que serve em uma cidade, é um servo de Deus, um enviado de Deus e serve às igrejas. Existimos para abençoar o corpo.
Não podemos ser subjetivos, que pensa e age à sua própria maneira, não dá ouvido a outros e nem ouve o que pensam, que julga tudo subjetivamente, analisa, decide e determina tudo sozinho, é independente.

O homem de Deus possui um caráter humilde e aceita a opinião dos outros. Pessoas subjetivas gostam de interferir nos problemas pessoais dos outros. Podemos emitir opiniões, mas não sejamos senhores dos outros, não decidimos por elas, nem controlamos suas vidas.
Paulo sempre recomendou cautela a Timóteo – 1Tm5:22
Para que sejamos jovens que não tem do que se envergonhar temos que considerar os tipos abrangidos nessa palavra:

 Mestre fiel
 Bom soldado
 Atleta coroado
 Lavrador que trabalha

Se quisermos ter o caráter de Cristo, de homem de Deus, precisamos levar esses assuntos em oração diante do Senhor, meditar nessas coisas e colocá-las em prática.
Se quisermos ser aprovados como vencedores, não pode haver em nós nada que nos possa envergonhar

Essa palavra diz respeito a todos que servem ao Senhor, ninguém está excluído.
Se constantemente estivermos ponderando nessa palavra e permitindo que ela nos exponha e corrija, certamente seremos homens de Deus que não tem do que se envergonhar, jovens vencedores.

Avalie hoje sua vida e se coloque diante de Deus em humilhação, arrependimento e clamor, para que pelo seu Espírito, pela Sua palavra e circunstâncias Ele possa formar em nós o seu caráter.

Por Naor Pedroza

6 comentários:

  1. Pastor, há alguns anos em uma conferencia na videira com a presença de um pastor de portugal (se eu não me engano de sobrenome Melancia) eu, ainda nova convertida, estava pensando se a vida cristã valia a pena mesmo ou era uma loucura, nesse momento olhei para o cartaz da conferencia e via sua foto e a do pr.Aluisio e conclui... se esses homens de Deus investiram suas vidas nessa obra é porque vale a pena mesmo. Desde então decidi deixar de ser uma seguidora e me tornar discipula de Jesus. Desejo muito ser aprovada por Deus nesse tempo e ter um referencial como você e a pastora Marilia me ajuda muito a crescer em Deus. Confesso que tive que imprimir esta palavra para meditar com mais tempo (são muitas coisas preciosas) . Obrigada pela iniciativa do blog... é muito edificante!! A Paz.

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno
    resplandeça o rosto DELE sobre ti.

    Medite no Salmo 36.8,9

    Nele, Pr Marcelo

    P.s> Visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto:

    Pastores segundo o coração de Deus

    ResponderExcluir
  3. Paz e graça!!
    o texto é muito edificante!
    Que Deus realmente levante nesta geração homens e mulheres de Deus, segundo o Seu coração, que seguem os padrões santos do Mestre!!

    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Pr. Sou um apaixonado por suas palavras, elas fazem com que minha paixão, meu amor cresça cada vez mais. Porque consigo sentir o que o senhor tenta passar: A PAIXÃO E AMOR POR JESUS CRISTO QUE TANTO QUEIMA EM SEU CORAÇÃO, A PAZ.

    ResponderExcluir
  5. Pr. Naor,

    Sei que Jesus é o nosso refencial, más assim como o Apóstolo Paulo tinha propriedade para que outros o imitassem, asism também vejo sua vida.. Seique pode dizer como ele também.. alguém que podemos imitar, pois sei que é imitador de Cristo..
    Saiba que o Sr. tem sido um modelo de vida, santidade, temor e ministério para mim e para minha casa.. eu e o meu esposo somos apaixonados pela sua palavra, pela maneira como ministra, por sua unção e revelação..
    Todas as manhãs vamos para o trabalho ouvindo suas pregações..sao MARAVILHOSAS.. estamos até pegando seu "sotaque".rsrsrsrs.

    DEUS CONTINUE MANIFESTANDO O ZELO, CUIDADO E AMOR DELE ATRAVÉS DE SUA VIDA E MINISTÉRIO.

    Abraços.!!

    Pra.Regiane de Favari
    Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  6. Pastor, amei o post ficou muito bom...Edificou me muito espiritualmente, eu estava lendo a pouco tempo o livro de Timoteo e queria entender melhor os capítulos, acho um livro fascinante..
    Amaria se o senhor postasse um matéria, falando sobre como ser uma pessoa que faz além do que o pedido, acho que nos edificaria muito..
    Um grande abraço para o senhor e sua família..

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...