quarta-feira, 4 de maio de 2011

Emoções Restauradas - parte 2/final


O processo do perdão.

O perdão não depende de emoção. Ficar esperando que o Senhor gere em nós uma emoção boa em relação a quem nos ofendeu, para só depois perdoar, é perda de tempo. O perdão também não é resultado de um esforço mental. Pensar que é possível perdoar, somente se entendermos as causas que levaram alguém a nos ofender não funciona. Há coisas que simplesmente são frutos da maldade. Não há o que compreender.

O perdão não depende também de sentir vontade. A nossa vontade sempre penderá para a vingança. O perdão contraria a vida da alma, é um exercício de fé: nós deliberadamente escolhemos algo que contraria nossa natureza terrena e seguimos a direção de Deus em nosso espírito.


O primeiro passo para o perdão é reconhecer a dívida. O problema de muitos é não admitir o ressentimento e a ferida no coração. Mas, o fato de não admiti-la, não significa que ela não exista. Ela pode existir e está infeccionando nossa vida. Existem sintomas que demonstram mágoa guardada no coração: bloqueio e indiferença, perda da espontaneidade, silencio, palavras duras e ríspidas, distanciamento ou isolamento.


Precisamos reconhecer que a amargura é pecado e que não temos o direito de desejar a vingança. Não somos justos para exigir justiça para quem quer que seja. E se há pecado, devemos nos arrepender.


O perdão é uma decisão e não um sentimento. Uma vez tomada a decisão, os sentimentos virão. Devemos abandonar todo sentimento de justiça própria e nos reconhecermos como pecadores e, portanto, incapazes de exigir perfeição do outro. Um bom exercício para isso é pedir a Deus que nos mostre a forma como Ele vê o agressor. Depois disso, devemos esquecer completamente a ofensa, de forma que, sequer mencionemos para outras pessoas. Essa também é uma chave para impedir que o espírito de justiça e vingança estabeleça uma fortaleza em nossa vida.


O maior sinal de um coração livre de mágoa é a liberação de palavras boas a respeito do outro. Por isso, devemos abençoar as pessoas. Abençoar é falar bem e desejar o melhor para o outro. O rancor e o orgulho é que nos afasta de uma reconciliação. Eles destroem o pensamento de perdão.


Você acha que de alguma forma poderia pagar a Deus pelos seus pecados? Nós matamos o Filho de Deus através de cada uma de nossas transgressões. Nossa dívida com Ele era algo impagável, mas ainda assim fomos perdoados. Mas, o que mais choca é que diante de uma divida incomparavelmente menor do que a que tínhamos com Deus, quando alguém nos trai ou nos agride, não aceitamos, não perdoamos e sustentamos o ódio, a mágoa e a vingança.


Existem pessoas que foram estupradas por pais, tios, parentes e namorados. Pessoas traídas por namorados. Pessoas que foram motivo de escárnio e zombaria. Rejeitadas, trocadas por amigos. Pessoas que vieram de relacionamentos completamente frustrados. Noivas e noivos abandonados praticamente no altar, amaldiçoados. Pessoas que sofreram violência física em casa e fora dela. Converteram-se mas nunca houve um arrependimento, um perdão genuíno em seu coração. Por pior que tenha sido sua agressão, sofrida ou praticada, nada se compara com o que fizemos a Deus e o que Ele fez por nós.


Não há nada que alguém tenha feito para você que seja maior que qualquer dívida que alguém possa ter conosco; e se Deus nos perdoou, não temos o direito de não perdoar. Se alguém não perdoa, ela é escrava de um demônio chamado Vingança. Sua ação consiste basicamente em gerar no coração de quem está machucado o desejo por ver sofrendo a pessoas que causou o sofrimento.


Apenas o perdão quebra esse laço. Perdoar não é fácil, mas não podemos nos esquecer dessa trivialidade: aqueles que nos feriram foram usados por demônios – e sabemos que nossa guerra não é contra pessoas, mas contra esses espíritos malignos. A liberação do perdão é a chave para a manifestação do poder curador de Deus na vida de qualquer pessoa.


Deixe que Deus faça um milagre na sua vida e em seus relacionamentos, mas dê o primeiro passo e tome uma decisão de perdoar!


Um comentário:

  1. Estou lendo o livro,é tremendo,estamos em faze de crescimento em nossa célula,e percebo q tem muita dessas coisa em nosso meio.E tudo q estou aprendendo nesse livro vai me ajuda muito!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...