terça-feira, 26 de abril de 2011

Emoções restauradas - parte 1

Nossa reação diante de uma ofensa ou perda.


A Palavra de Deus nos instrui a respeito dos propósitos de Deus para nós e da promessa de vida abundante nEle. Mas de alguma forma não vivemos essa realidade. O pecado e a acusação que nos sobrevêm em decorrência dele criam separação entre nós e Deus. A estratégia do diabo passa pelo ataque ‘as nossas emoções, visando não destruí-las, mas deformá-las.


Por isso quero escrever nesses dias da importância de identificarmos as prisões da nossa alma e a libertação dela pelo poder do perdão através da vida de Cristo.


Começando esse assunto eu pergunto: Qual á a nossa reação diante de uma ofensa ou perda?


Quando sofremos dano ou ofensas reagimos de modo espontâneo e podemos avançar em diferentes estágios para resolver aquele problema. Assim, diante da ofensa ou da perda, tendemos a dizer quase que imediatamente: “Não é possível. Isso não aconteceu, não acredito nisso, não foi bem assim”. Em geral, isso dura alguns minutos, mas pode durar horas, dias e até a vida inteira.


Diante dessas circunstâncias, a inclinação para o confronto se materializa de forma bastante clara. É nesse momento que entramos em contato com a realidade e começamos a sentir a dor compatível com a perda ou ofensa. Não há como perdoar se não reconhecermos a dor da dívida. Nesse momento, surgem emoções como a indignação, ira ou raiva. Em outras palavras, para curarmos as feridas é preciso abri-la e aplicar o remédio.


Não adianta expressar esses sentimentos livremente, mas é necessário entrar em contato com eles e reconhecer que eles existem dentro de nós. O que impede a etapa da redenção é a reação de revolta, vingança e justiça própria. Precisamos chegar ao ponto de reconhecermos que a mágoa não resolverá coisa alguma e que a amargura só fará mal a nós mesmos. A rendição acontece quando paramos de ficar perguntando os “porquês” e passamos a esperar na graça de Deus.


A cicatrização é uma conseqüência da rendição. A cicatrização acontece espontaneamente quando não há a infecção do ressentimento. Não pense que depois do perdão a cicatrização virá como mágica. É um processo. Depois que desligarmos o ferro, demora um pouco para ele esfriar.


Confie em Deus, pois Ele é o médico do coração!


Deus quer curar suas emoções nesses dias. Por isso esteja sensível ao Espírito Santo e acompanhe as próximas postagens.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...