domingo, 30 de agosto de 2009

SALÁRIO DO PASTOR

Devido ao meu último artigo, "CACHE GOSPEL", algumas pessoas me escreveram me questionando o por que de eu cobrar que os músicos vivam de ofetas e nós pastores recebermos salário da igreja, se nós então nao devessemos viver por ofetas tambem, ficando assim mais coerente nossa posiçao. Gostaria entao de responder a esse legítimo questionamento.

A palavra de Deus é clara quanto a essa questao, acontece que há uma diferença entre um pastor tempo integral em uma igreja local e um pastor ou ministro que chamamos de intinerante. No VT todo o dízimo deveria ser separado para os ministros - Nm18:25,26 "Disse o SENHOR a Moisés:Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao SENHOR: o dízimo dos dízimos.".

No novo testamento a palavra de Deus continua a nos dar instruções a respeito de tal assunto: 2Co11:8 - "Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir," e 1Tm5:17,18 - "Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.".

Citados os versículos gostaria entao que chegássemos a uma conclusao. Para os pastores que vivem na igreja local, os mesmos poderiam ter como salário os dízimos segundo o VT ou dobrados HONORÁRIOS segundo o NT, pois os mesmos estão dedicados à igreja local, veja que o próprio Paulo abre mão de receber salário de uma igreja local para viver de ofertas no seu ministério apostólico, pois o mesmo nao estaria mais servindo em uma localidade apenas, ainda que ele, na condiçao de apostolo, cuidando de igrejas locais poderia receber o mesmo. Logo, eu concordo plenamente que qualquer ministro de música que seja tempo integral na igreja local, e nao viva a viajar para ministrar em shows todo o tempo, receba salário conforme a instruçao da palavra para tais, no entanto se nao querem se submeter ao salário da igreja local, que diga-se de passagem, para os cantores proemintes será muito menor do que podem ganhar com o canche gospel, esse entao deveria sim viver de ofertas voluntárias segundo Deus movesse no coraçao do seu povo por onde eles andassem e nao estipularem o valor, pois supoe-se que sao servos e nao empregados. Quanto ao pastores de tempo integral da igreja local, e eu me incluo entre os tais, na verdade, ao contrário do que nos propuseram nossos leitores de vivermos pela fé e nao termos salários, decidimos definir um valor mensal para nao ficar desequilibrado, pois imagine voce se seguissemos as direçoes do VT e dividíssemos os dizimos da igreja entre os pastores, ou se cada vez que eu pregasse, o que faço todo Domingo para 4.000 pessoas, toda a oferta fosse minha, seria muito maior que nosso salário e nao há necessidade, por isso entendemos que a orientaçao do NT deve ser seguida para os que se sujeitam ao ministério local, que sao os honorários.

Entao ficamos assim, se os músicos servem na igreja local em tempo integral, como o pastor, tem o direito de receber salário conforme orientaçao da palavra, mas se nao está em dedicaçao total e integral na igreja local, mas prefere um ministério intinerante deveria viver das ofertas voluntárias, na dependencia de Deus, pois nesse caso, a palavra de Deus jamais orientou "CACHE GOSPEL". No grande amor de Cristo, Naor pr.

12 comentários:

  1. Olá pastor, sou o Álvaro e sou membro da igreja da videira de Curitiba. Gostei muito do seu blog e queria que o senhor desse uma olhada no meu que é http://alvaro.blog.br Coloco nele os eventos que fazemos na igreja aqui como também nas células. Se pude-se gostaria que coloca-se um link do meu blog ai no seu blog para que as pessoas vejam que estamos em constante atividade divulgando com alegria a palavra do Senhor.
    Desde já agradeço e que Deus te abençoe! =)

    ResponderExcluir
  2. Fantástica a explicação...tinha essa dúvida.
    Abçoss e fiquem com Jesus!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pastor Sou Ligia Amanda Da Igreja de Terezópolis abriu Faz pouco tempo gostei muito da explicação e achei justa. Semana Abençoada.

    ResponderExcluir
  4. VCS SAO UMA BENÇAOOOO
    QUE DEUS CONTINUE USANDO VCS TREMENDAMENTE.
    ABRÇS

    ResponderExcluir
  5. ESSE É O MEU PASTORRRRRR.

    AMO O SENHOR, COMO SEMPRE SÁBIO!

    =)

    ResponderExcluir
  6. Pr.Naor o senhor é uma benção em minha vida, eu já ouvi todas as suas palavras que estão postadas no site da Videira Sampa, são uma benção de Deus,
    que o SENHOR te abençoe sempre e alargue as suas fronteiras!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz! Pr, meu nome é Daniela e faço parte da videira sete lagoas, estive na conferência dos radicais kids deste ano e fui tremendamente abençoda! Foi realmente um marco em minha vida e na vida do meu esposo. Sou uma radical livre com um chamado para o ministério em tempo integral e estou precisando de ajuda, informações. Na conferência o Pr. disse que poderáiamos entrar numa comunidade específica, só que não encontrei. O Pr. posera em ajudar? Muito grata e que Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir
  8. A GRAÇA E A PAZ PASTOR,MEU NOME É EDUARDO E ESTIVE AI NA CONFERENCIA,COMO HAVIA PEDIDO AO SENHOR,POSTEI SUA MATÉRIA "SÁLARIO DO PASTOR"
    NO SITE AKI DA IGREJA ONDE TRABALHO,SOU MEMBRO DA ÁGUA VIVA,MAS DA CIDADE DE RIBEIRÃO PIRES,PASTOR AO ESTAR AI NESTA CONFERENCIA,FUI MUITO MARCADO POR DEUS,E SAI DAI COM CERTEZA DO MEU CHAMADO,MAS SEI QUE É NO TEMPO DE DEUS E CABE A MIM DAR AS RESPOSTAS CERTAS A DEUS.PASTOR NÓS GRAVAMOS ALGUNS TESTEMUNHOS APÓS SAIR DAI,E PENSAMOS HEIN COLOCAR ELES NO YOUTUBE,SE O SENHOR QUISER ELES,PEÇA AO PRº MARCOS (PASTOR QUE VAI SER ENVIADO PARA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS)ELE TEM MEU SKYPE.ABRAÇOS DEUS MUITO O ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  9. Pastor, é maravilhoso andarmos na Luz de Deus segundo a Biblia. Louvo ao Senhor por fazer parte daqueles que confiam na fidelidade de Deus. A Paz...
    Ah!!! Que conferencia, heim?!

    ResponderExcluir
  10. A graça e Paz de Cristo, Pr. Naor, foi mto bom está no Radicais Livres, foi apenas o inicio, Glória a Deus, como recebi de Deus nesses dias. E louvo a Deus pela sua vida, q o sr. continue sendo esse exemplo. Pr. Gostaria de saber + sobre a conferencia de Pastores e Líderes em Dezembro.
    Deus te abençoe sempre,
    Nathalia Costa

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo belo trabalho com o blog.
    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótima explicação. AGora entendo quando diz dos cantores que cobram cachês não generalizando todos os músico, somente aqueles que nao estão trabalhando em tempo integral na igreja local. Creio que estávamos falando da mesma coisa mas entedendo de forma diferente. Ótima palavra, ótimo blog, o Sr. está de parabéns! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...